A Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) abre nova turma para um curso sobre elaboração de diagnósticos socioterritoriais, com início para 10 de maio de 2017.

Inscrições no site http://www.fespsp.org.br (entrar em cursos de extenção), ou, para mais informações, telefone 3123-7800 ou 3123-7823 e email extensao@fespsp.org.br

 O objetivo do curso é vivenciar a experiência de elaboração de um diagnóstico social, compreendendo as dinâmicas de um determinado território, propondo diretrizes para um projeto social naquela área, assim como delimitar o escopo básico de um projeto social.

A habilidade de analisar as dinâmicas sociais e manifestá-las de forma técnica fazem parte da rotina de sociólogos, antropólogos, assistentes sociais, urbanistas, e tantos outros trabalhadores da área social. Atualmente, os diagnósticos socioterritoriais são cada vez mais requisitados como instrumento de planejamento estratégico e intervenção territorial, seja no poder público, prestadores de serviços e organizações sociais.

Ao longo do curso, a os alunos irão estabelecer um território e um público à ser estudado, aprendendo algumas técnicas para elaboração de diagnósticos socioterritoriais na prática. Neste contexto, propõe-se ensinar alguns conceitos de indicadores sociais, dicas sobre fonte de dados, leitura e interpretação de mapas, metodologias para pesquisas em campo, diagnósticos participativos e reflexões sobre formas de atuação em projetos ou empreendimentos sociais. Por fim, espera-se obter um produto coletivo, com a elaboração de proposta para uma intervenção social em um território delimitado.

Carga Horária
32 horas
 Data
Início: 10 de Maio de 2017
Término: 28 de Junho de 2017
 Docente
 Duração
 8 aulas
 Horário
quartas-feiras, das 19h00 as 22h30
Anúncios