A aproximadamente uma década, um movimento de disponibilização de dados públicos vem  possibilitando acesso a grande número de estatísticas e indicadores socioeconômicos fundamentais para diversas áreas de planejamento estratégico de governos, organizações sociais, mercados, pesquisadores e outros interessados.

Os dados disponibilizados são em sua maioria administrativos, isto é, aqueles dados registrados por meio de processos administrativos e depois sistematizados para se tornarem públicos, ou dados dos diferentes censos e recenseamento populacional realizados no país.

Neste contexto, o institutos de pesquisa como o IBGE, vem melhorando a transparência de seus dados, disponibilizando os metadados. Metadados são resumos de informações sobre  conteúdo de uma fonte de dados ou a forma como os dados estão disponibilizados, ou melhor dizendo, são “dados que descrevem os dados”, informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerenciar os dados, criando um grande “cardápio” com informações relevantes sobre as fontes e seus dados.

O IBGE disponibiliza a base de todos os metadados usados pelo instituto, no site: http://www.metadados.ibge.gov.br.

Este site possibilita uma relação de fontes primárias segundo temas, territórios de abrangência e períodos.

metadados-ibge

 

A importância de disponibilizar estes dados é saber quais as fontes disponíveis para realização de estudos, diagnósticos e monitoramentos dentro do maior institutos de pesquisa e estatísticas do Brasil. Logo, caso deseje iniciar uma pesquisa, um diagnóstico ou fazer uso de dados estatísticos, veja lá as fontes neste link!

Anúncios