Para aqueles que querem se aventurar em fazer um diagnóstico municipal, o CEPAM (centro de estudos e pesquisa de administração municipal), em parceria com  o Instituto de Economia da Unicamp disponibilizou em 2008 a publicação “Construindo o Diagnóstico Municipal“. Este é provavelmente, um dos melhores e mais didáticos manuais sobre o assunto produzidos no Brasil, com bons conceitos técnicos, explicações passo a passo, dicas e exemplos, desde a execução do diagnóstico até as ações para planejamento em cada área.

CEPAM . diagnostico_municipal_TR

Em tempos onde a população se mostra cada vez mais exigente com o poder público e a administração pública necessita elaborar planos plurianuais e setoriais como requisito para uso dos recursos públicos, uma publicação desta deveria ser matéria obrigatória para gestores e técnicos municipais. O material traz explicações para elaborar diagnósticos nos temas: demografia, economia, finanças municipais, mercado de trabalho, educação, saúde, assistência e desenvolvimento social, infra-estrutura, habitação, saneamento básico, meio ambiente e segurança pública.

A compreensão adequada dos problemas e demanda das diversas áreas para se delimitar as principais questões a serem enfrentadas. Leitura essencial!

Anúncios